Faculdade Christus

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Pedagogia


Objetivos - Pedagogia

Objetivo Geral

Proporcionar ao aluno a formação profissional que lhe permita utilizar os conhecimentos científicos para atuar dentro de instituições formais de ensino e em outros sistemas educativos com postura respeitosa, ética, comprometida, responsável, criadora, reflexiva, crítica, consciente e preparado para entender o fenômeno educativo numa perspectiva ampla e contextualizada, dentro da diversidade de situações concretas e, assim, compreender a responsabilidade social.
Objetivos Específicos

  • Garantir a aquisição dos conteúdos específicos da docência e do processo ensino-aprendizagem da educação infantil, primeiras séries do ensino fundamental e cursos de formação docente em nível médio;
  • Proporcionar conhecimentos relativos à gestão educacional para que possa planejar, coordenar, acompanhar e avaliar o processo educativo;
  • Municiar o aluno a atuar como supervisor nas atividades pedagógico-didáticas e curriculares da escola, como: realizar o acompanhamento das atividades de sala de aula; orientação na confecção dos planos de ensino; escolha de livros didáticos; uso de diversos recursos didáticos de apoio ao trabalho docente; planejamento, execução e avaliação de reuniões pedagógicas; organização de turmas; horário escolar; conselhos de classe e práticas de avaliação da aprendizagem e institucional;
  • Oferecer condições para que o futuro supervisor realize diagnósticos e elabore instrumentos para a construção do projeto pedagógico – curricular da escola;
  • Incentivar a produção dos conhecimentos científicos adquiridos durante o curso;
  • Promover atividades que possibilitem ao aluno perceber a importância da atuação ética e responsável pela formação de uma sociedade justa, pacífica e inclusiva.

Dados Gerais - Pedagogia

Duração do Curso:
8 (oito) semestres

Turno:
Noite

Grau:
Licenciatura Plena

Coordenação:
Áurea Maria Caminha da Frota Albuquerque

Mestre em Educação e Saúde

Fone: 3257-2020 (ramal 1601)


Estrutura Curricular - Pedagogia

Estrutura Curricular

1° Semestre

2° Semestre

Disciplina

C/H

Disciplina

C/H

História da Educação I

72

História da Educação II

72

Sociologia Geral I

72

Sociologia Geral II

72

Filosofia da Educação I

72

Filosofia da Educação II

72

Língua Portuguesa I

72

Língua Portuguesa II

72

Metodologia Científica e Técnica de Pesquisa

72

Psicologia aplicada à Educação I

72

Total

360

Total

360

3° Semestre

4° Semestre

Disciplina

C/H

Disciplina

C/H

Sociologia da Educação I

72

Sociologia da Educação II

72

Psicologia Aplicada a Educação II

72

Ética e Cultura Brasileira

72

Organização da Educaçã Brasileira I

72

Organização da Educação Brasileira II

72

Didática I

72

Didática II

72

Metodologia do Ensino Fundamental I(Linguagem)

72

Prática do Ensino Fundamental I(Linguagem)

72

Total

360

Total

360

5° Semestre

6° Semestre

Disciplina

C/H

Disciplina

C/H

Metodologia da Alfabetização I

72

Metodologia da Alfabetização II

72

Organização e Técnicas Pedagógicas I

72

Organização e Técnicas Pedagógicas II

72

Política e Gestão da Educação

72

Recreação e Jogos

72

Metodologia do Ensino Fundamental II (Matemática)

72

Prática do ensino Fundamental II (Matemática)

72

Princípios e Métodos em Supervisão EscolarI

72

Princípios e Métodos em Supervisão Escolar II

72

Total

360

Total

360

7° Semestre

8° Semestre

Disciplina

C/H

Disciplina

C/H

Técnicas de Elaboração de Programas de Treinamento I

72

Técnicas de Elaboração de Programas de Treinamento II

72

Trabalho de Conclusão de Curso I

108

Trabalho de Conclusão de Curso II

108

Metodologia do Ensino Fundamental (História, Geografia e Ciências)III

72

Prática do Ensino Fundamental (História, Geografia e Ciências)III

72

Dinâmica de Grupo no Treinamento de Recursos Humanos

72

Tecnologia e Educação

72

Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar I

80

Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar II

80

Gestão Educacional

72

Total

476

Total

404



Coordenação:
Áurea Maria Caminha da Frota Albuquerque
Mestre em Educação e Saúde
Fone: 3257-2020 (ramal 1601)


Corpo Docente - Pedagogia

Página em construção.


Perfil do Egresso em Pedagogia

Para enfrentar os desafios da sociedade que espera receber profissionais capazes de analisar e avaliar os fenômenos educativos e de buscar soluções possíveis para a implementação de projetos que viabilizem a aquisição do conhecimento, a Faculdade Christus preocupa-se que o seu egresso tenha um perfil específico.

  • Formação humanística e visão holística que o habilite a compreender o meio social, político, econômico e cultural no qual se insere, e a atuar numa sociedade globalizada e em constantes mudanças;
  • Profissional que priorize valores tais como responsabilidade social, justiça e ética profissional, adequado à dinâmica do processo pedagógico;
  • Formação técnica e científica para atuar nos diversos tipos de organizações de ensino e para desenvolver atividades científicas, levando em consideração o trabalho relevante que o professor exerce;
  • Empreendedor de ações, após análises críticas dos sistemas e processos educacionais, para antecipar e/ou participar da promoção de suas transformações;
  • Consciente de que ele é o responsável primeiro por sua qualificação profissional e pelo investimento continuado em seu aperfeiçoamento e atualização.
  • O pedagogo, egresso da Faculdade Christus, deverá, também, ser portador das seguintes habilidades:
  • Planejar e aplicar os conteúdos disciplinares e suas respectivas metodologias para alunos da Educação infantil, séries iniciais do Ensino Fundamental, além daqueles do curso de formação de professores;
  • Criar e propor modelos inovadores no processo pedagógico, particularmente na educação básica, solucionando problemas, gerenciando crises e superando ou contornando obstáculos, de forma flexível e criativa;
  • Identificar e analisar cenários diferenciados e problemas eventualmente detectados, sabendo atuar sobre eles de forma criativa e renovadora;
  • Comunicar-se interpessoalmente e manter expressão correta e adequada em sua atuação como pedagogo;
  • Raciocinar de forma lógica, crítica e analítica para operar com valores, para estabelecer relações causais e formais entre fenômenos e para se expressar de modo criativo e crítico diante dos diversos contextos educacionais, organizacionais e sociais;
  • Negociar e relacionar-se de forma flexível com o educando e seus familiares, como operador da gestão educacional, em todos os níveis de interação social, organizando e coordenando atividades, programas e projetos;
  • Selecionar procedimentos que proporcionem uma atuação interativa em benefício e incremento dos objetivos comuns das atividades educacionais em que esteja engajado;
  • Intervir para a aprendizagem de conteúdos específicos que favoreçam o desenvolvimento de capacidades necessárias à formação do indivíduo;
  • Aproveitar e ampliar o saber elaborado socialmente, a cultura que o aluno traz, como instrumento para o desenvolvimento das gerações futuras;
  • Fazer com que a escola seja um espaço de formação e informação, onde a aprendizagem dos conteúdos deva, necessariamente, favorecer o convívio social, a inserção do aluno no dia-a-dia da sociedade e em um universo multicultural maior;
  • Selecionar procedimentos de ensino aprendizagem que propiciem a construção do conhecimento de maneira significativa e prazerosa;
  • Descobrir, valorizar e respeitar as capacidades intelectuais, potencialidades e habilidades, tendo em vista a diversidade geográfica, social, cultural, econômica e, em relação à natureza, origem e alcance das diferenças individuais;
  • Organizar equipes interdisciplinares e multidisciplinares para operar situações concretas de gestão e de ensino;
  • Supervisionar as ações pedagógicas, estabelecendo o critério de planejar, executar e avaliar os procedimentos, métodos de gestão escolar e não-escolar;
  • Assessorar pedagogicamente professores, viabilizando, integrando e articulando o trabalho pedagógico visando à qualidade do ensino;
  • Estimular uma análise reflexiva da prática pedagógica para efetivar uma intervenção e redimensionamento destas práticas;
  • Valorizar os saberes elaborados socialmente e a cultura que professores e alunos trazem;
  • Produzir cientificamente seus conhecimentos como fruto de estudos, análises e avaliações das situações pedagógicas vivenciadas.

Objetivos - Pedagogia

Objetivo Geral

Proporcionar ao aluno a formação profissional que lhe permita utilizar os conhecimentos científicos para atuar dentro de instituições formais de ensino e em outros sistemas educativos com postura respeitosa, ética, comprometida, responsável, criadora, reflexiva, crítica, consciente e preparado para entender o fenômeno educativo numa perspectiva ampla e contextualizada, dentro da diversidade de situações concretas e, assim, compreender a responsabilidade social.
Objetivos Específicos

  • Garantir a aquisição dos conteúdos específicos da docência e do processo ensino-aprendizagem da educação infantil, primeiras séries do ensino fundamental e cursos de formação docente em nível médio;
  • Proporcionar conhecimentos relativos à gestão educacional para que possa planejar, coordenar, acompanhar e avaliar o processo educativo;
  • Municiar o aluno a atuar como supervisor nas atividades pedagógico-didáticas e curriculares da escola, como: realizar o acompanhamento das atividades de sala de aula; orientação na confecção dos planos de ensino; escolha de livros didáticos; uso de diversos recursos didáticos de apoio ao trabalho docente; planejamento, execução e avaliação de reuniões pedagógicas; organização de turmas; horário escolar; conselhos de classe e práticas de avaliação da aprendizagem e institucional;
  • Oferecer condições para que o futuro supervisor realize diagnósticos e elabore instrumentos para a construção do projeto pedagógico – curricular da escola;
  • Incentivar a produção dos conhecimentos científicos adquiridos durante o curso;
  • Promover atividades que possibilitem ao aluno perceber a importância da atuação ética e responsável pela formação de uma sociedade justa, pacífica e inclusiva.